Como os Peixes se Reproduzem?


Como os Peixes se Reproduzem?

Acompanhar os peixinhos no aquário, ou até mesmo ficar observando-os em um local mais espaçoso, é realmente fascinante e uma dúvida que as pessoas sempre têm em relação aos peixes é quanto à questão da reprodução. Você já parou para pensar como é o acasalamento entre os peixes?
Você vai descobrir agora como os peixes se reproduzem e ficará maravilhado como a natureza encontra solução sempre, para que a vida possa continuar existindo entre todas as espécies.

A fecundação entre os peixes pode ser de forma interna, como é o caso dos peixes cartilaginosos, ou então pode ser uma reprodução externa, como no caso dos peixes ósseos, vamos ver cada uma destas possibilidades.
Peixes Ósseos
O bonito na reprodução destes peixes é que sempre acontece um ritual de corte nupcial e cabe ao macho realizar a famosa “dança do acasalamento” e ele precisa ser bom o suficiente para deixar a fêmea realmente encantada, pois somente se isto acontecer é que ela irá liberar o óvulo na água e aí sim, o macho se aproxima e lança sobre este óvulo seus espermatozoides.



O óvulo do peixe será fecundado por um só espermatozoide e daí surgiram os ovos que quase sempre ficam escondidos em algum local bem longe dos predadores. Os pais costumam ficar por perto vigiando, até que os peixinhos finalmente venham a nascer. Estes filhotes são chamados de “avelinos”.
Cavalos Marinhos
Mas na água há várias formas de reprodução, por exemplo, entre os Cavalos Marinhos quem fica grávido é o macho e o casal fica junto a vida toda, ou pelo menos até que um deles morra.
A reprodução começa com o macho escolhendo sua fêmea e então começa o cortejo. As causas são enlaçadas e começam a contrair os músculos para que a bolsa incubadora que fica no macho seja aberta e ali a fêmea irá depositar seus óvulos. Este “acasalamento” pode durar horas ou dias e é preciso um movimento bem sincronizado para que a fêmea consiga introduzir a cópula que fica exteriorizada exatamente no orifício da bola do macho e então os óvulos são transferidos.
  
A segunda parte começa com o macho liberando os espermatozóides e pronto, ele é quem fica grávido. O tempo de gestação varia de acordo com a espécie e até mesmo em relação à temperatura da água, mas geralmente o período é de 12 dias.
Os filhotinhos quase sempre nascem durante a noite quando o macho consegue expulsá-los através de contrações musculares mais fortes. Estes filhotes já nascem prontos, como se fossem mini cavalos marinhos e já saem nadando e até mesmo se alimentando, pois já são independentes e já começam a lutar pela sobrevivência.
Peixes Cartilaginosos
No caso dos peixes cartilaginosos, a fecundação é interna, onde o macho utiliza os “cláspers”, para colocarem seus espermatozoides na cloaca das fêmeas.
Algumas espécies acabam eliminando os ovos e eles vão se desenvolvendo na água mesmo, mas há espécies que retêm os ovos no corpo e os filhotes nascem ainda imaturos.
Quem tem um aquário precisa conhecer bem os peixinhos colocados no recipiente, saber como eles se reproduzem para que assim possa facilitar mais para que eles possam gerar seus filhotinhos.

Comentários