Como evitar que um cachorro morda tudo?


Como evitar que um cachorro morda tudo?

Tenho um cachorro que tem costume de morder tudo, móveis, calçados, pessoas, com posso fazer ele parar ou evitar que ele saia mordendo tudo em casa?
Quando um cachorro ainda é filhote e fica mordendo a barra da calça de todo mundo, pode até ser bonitinho, mas à medida que o animal vai crescendo, isso se torna um problema muito sério, principalmente quando chegam visitas.
O problema é justamente este, pois os cães precisam parar de morder enquanto estão novinhos, porque depois de grande será muito mais difícil mudar este hábito. Se o filhote não aprender que é preciso parar de morder, ele vai entender que tal atitude é um comportamento normal e vai continuar assim por toda a vida.



Principalmente na troca de seus dentes, os filhotes querem morder tudo que encontram pela frente, eles precisam mastigar algo e se não tiverem um brinquedo apropriado à sua disposição, vão procurar outra coisa que lhe sirva para testar os novos dentes que estão chegando.
Há várias formas de evitar que um cachorro morda, por isso é importante conhecer várias para ver qual delas se adequa melhor ao seu cachorro, uma vez que cada animal tem sua própria personalidade.
O primeiro passo é aprender a se impor e para isto basta dizer um ‘Não’ bem firme, olhando nos olhos do cão. Assim que ele começar a te morder, simplesmente pare, olhe para ele e diga ‘não’. Em seguida, dê ao animal o brinquedo que ele deverá ficar mastigando.
Um detalhe muito importante nesta técnica é elogiar o animal quando ele estiver mordendo o brinquedo, para que ele comece a entender o que é permitido e o que é proibido.
O “Não” deverá sempre estar presente quando você quiser que o cão pare de morder, por exemplo, quando o animal se aproximar e começar a morder sua mão, brincando, ou então ficar mordendo a barra de sua calça, a reação normal é tirar a mão ou puxar a perna para que ele pare, mas não faça isso. Olhe para o seu cachorro, diga “Não” bem firme e se for preciso repita. Lembre-se que, assim que ele parar, será preciso dar a ele algo para ficar mordendo.
  
Muitos cachorros ficam assustados quando o dono grita um “Ai” bem forte. Se o seu cãozinho também é assim, sempre que ele lhe morder, grite bem alto para ele se assustar e em seguida, o elogie, por ele ter parado.
Outra dica importante é nunca ficar brincando com seu animalzinho se ele estiver mordendo, pare imediatamente e recomece a brincadeira somente quando ele parar de morder. Aos poucos ele vai entender que ficar mordendo não é uma prática aceita e claro que ele vai parar, pois é um amigo fiel e quer ser aceito por toda a família.
O importante é ter paciência, para que o cãozinho vá se adaptando a esta regra que para ele é nova.
Diga “Não” quando ele morder, mas lhe dê uma recompensa quando parar, seja um petisco ou um brinquedo para que ele possa ficar mordendo o objeto e assim, aos poucos ele vai entender que não deve morder nem você, nem as outras pessoas.

Comentários